Segundo Inmet, última chuva da capital foi em 23 de abril. Na região de Brazlândia, estiagem já dura 111 dias. Vegetação seca no Distrito Federal
Arquivo pessoal
Brasília completa 100 dias de estiagem, nesta quinta-feira (1º). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última chuva registrada na região central da capital do país foi em 23 de abril.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Mais afastadas do Plano Piloto, algumas regiões do Distrito Federal enfrentam a seca há mais tempo ainda:
Brazlândia: 111 dias sem chuva ☀️
Aguas Emendadas e Paranoá: 110 dias sem chuva ☀️
Gama: 109 dias sem chuva ☀️
Segundo o meteorologista do Inmet Francisco de Assis, pode chover em agosto no Distrito Federal.
"Uma frente fria deve estar chegando por aqui entre os dias 11 e 12 de agosto, e pode trazer uma chuva aqui para Brasília", diz o meteorologista.
Nos próximos dias não há grandes mudanças previstas para o clima no DF. "A umidade do ar vem se comportando na condição normal nesses dias, na faixa de 20% a 25%. A temperatura agora não deve aumentar tanto, fica na faixa máxima de 26°C", diz Francisco de Assis.
Para uma boa qualidade de vida, a umidade do ar deve ficar em torno de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).Para compensar a baixa umidade no Distrito Federal, o recomendado por especialistas é beber muita água.
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia – mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.
Para fazer um cálculo individual é preciso multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. O g1 criou uma calculadora onde você pode saber a sua medida ideal:
Quanto de água devemos beber por dia?
Como será o clima daqui a 60 anos?
Daqui a 60 anos, o inverno em Brasília vai ser 4,4ºC mais quente e 23,3% mais seco, de acordo com a plataforma Future Urban Climates, criada pelo Centro de Ciências Ambientais da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Já o verão no Distrito Federal terá temperaturas 6ºC maiores, e a umidade relativa do ar deve cair 19,2% se comparada aos últimos índices registrados.
A plataforma usa alguns cálculos para responder a pergunta: Se eu quisesse experimentar o melhor exemplo de como o clima da minha cidade deve ser no futuro, para onde devo ir❓
As mudanças climáticas provocadas pela ação humana – em especial a emissão de gases do efeito estufa consequente da queima de combustíveis fósseis – estão intensificando as ondas de calor registradas no mundo. De acordo com o observatório europeu Copernicus, dia 21 de julho de 2024 foi o dia mais quente da história.
🔥 Isso aconteceu porque a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, calor nunca registrado.
➡️ O recorde anterior tinha sido também em julho, mas em 2023, quando a temperatura média global foi de 17,08 °C.
🔥Nesta segunda-feira (29), a Nasa informou que o dia 22 de julho de 2024 foi o mais quente.
LEIA TAMBÉM:
VEJA SUA CIDADE: Plataforma de universidade dos EUA mostra que temperatura em Brasília sobe 6ºC
PLANO PILOTO: Trânsito no viaduto Buraco do Tatu é liberado
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.