PMs que agrediram motociclista no DF com chutes e socos são afastados; agressões foram gravadas
Caso aconteceu em 25 de junho, perto da Barragem do Paranoá. Corregedoria da Polícia Militar instaurou inquérito e policiais vão permanecer em trabalho interno até fim da investigação. VÍDEO: Motociclista é agredido por PMs no DF
Policiais militares flagrados enquanto batiam em um motociclista, de 20 anos, foram afastados pela Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal e vão realizar trabalho interno até que a investigação do caso seja concluída.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
As agressões foram filmadas por testemunhas, em 25 de junho, na DF-001, próximo à Barragem do Lago Paranoá, no Lago Sul, em Brasília (veja vídeo acima). O motociclista levava uma mulher na carona.
Nas imagens é possível ver um dos policiais chutando as costas do motociclista, que estava de joelhos no chão. Em seguida, o motociclista foi levado para a parte de trás de uma parada de ônibus, onde continuou sendo agredido com socos.
A corregedoria instaurou um inquérito policial militar. Segundo o órgão, todos os militares que estavam trabalhando no dia foram identificados e seus depoimentos serão incluídos em uma investigação interna, e os três PMs que aparecem nas imagens foram afastados.
De acordo com a PM, com o casal foi encontrada uma porção de maconha e, ao verificar a documentação, foi constado que a CNH do condutor estava com o prazo de validade vencido (veja nota da PMDF abaixo).
O motociclista acabou preso. Segundo a PM, ele desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade. Em outro momento, de acordo com a corporação, o homem teria fugido novamente.
Uma testemunha contou à TV Globo que logo depois de atropelar o militar, o motociclista já tinha levado socos e chutes ainda na pista, antes de ser levado para trás da parada. Já a passageira, segundo a testemunha, recebeu ordem dos militares para ficar no chão.
Segundo o delegado, o caso foi registrado como tentativa de homicídio contra o PM.
O que disse a Polícia Militar
"Por volta das 7h30, policiais militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV) prestaram apoio ao DER em uma operação de fiscalização de trânsito na DF-001, próximo à Barragem do Lago Paranoá, no Lago Sul.
Um motociclista, que levava na garupa uma mulher sem capacete, desobedeceu a ordem de parada e fugiu do ponto de bloqueio em alta velocidade. Durante a fuga, o motociclista se aproximou de uma equipe de motociclistas do BPRV e recebeu nova ordem de parada. Ele novamente desobedeceu e jogou a moto contra o policial, atropelando-o. O fugitivo perdeu o controle da moto, caiu e foi abordado pelos policiais. Com o casal, foi encontrada uma porção de maconha. Ao verificar a documentação, foi constado que a CNH do condutor estava com o prazo de validade vencido.
O policial militar que foi atropelado precisou de atendimento médico. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e conduziu o policial e os envolvidos no acidente ao Hospital Regional do Paranoá. O policial militar reclamava de dores no pé esquerdo e há suspeita de fratura.
Imagens divulgadas sobre o caso mostram o momento da abordagem ao motociclista que atropelou o policial no ponto de bloqueio. Todas as circunstâncias que envolvem o fato serão alvo de apuração por parte da Corporação."
LEIA TAMBÉM:
INVESTIGAÇÃO: Placa solar dá choque? Morte de homem que fazia manutenção no Tribunal Superior do Trabalho é investigada
OPERAÇÃO: Malotes de dinheiro, viagens, carro novo: quem é influencer do DF investigado por divulgar 'jogo do tigrinho'
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.FONTE: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/07/11/pms-que-agrediram-motociclista-no-df-com-chutes-e-socos-sao-afastados-agressoes-foram-gravadas.ghtml